top of page

RMA – Reprogramação Músculo-Articular ou Terapia do Esparadrapo

RMA é um método terapêutico desenvolvido com base em estudos de terapias orientais, como Acupuntura, Cinesiologia Aplicada (terapia que relaciona os músculos com os meridianos de energia da Acupuntura), Kinesio Tape (aplicação de fitas adesivas elásticas favorecendo a cinesiologia músculo-esquelética), além de princípios e técnicas utilizadas na área da Fisioterapia como Kabat, RPG, Cadeias Musculares, Osteopatia, Posturologia, Podoposturologia, entre outras. 


O método RMA origina-se dos estudos de um médico japonês, Matsubara Eita, em relação às pesquisas de um acupunturista japonês, que através de experiências clinicas, observou que as tensões (alterações biomecânicas do sistema músculo-esquelético) se manifestavam em forma de ziguezague, em um plano bidimensional.



O RMA se utiliza de esparadrapos em formato especial (célula programadora), sem qualquer tipo de medicamento, aplicados em locais adequados, não necessariamente na região dos sintomas apresentados pelo paciente e sem a intenção de imobilizar o local da aplicação. As formas e locais de aplicação são determinados a partir de uma avaliação clinica criteriosa. A avaliação é feita através do O-ring test (um teste bioenergético que percebe a alteração do tônus muscular (resposta neuromuscular), sendo mais apropriado quando realizado nos músculos dos dedos da mão, comparando-se a qualquer outra grande musculatura.

bottom of page